Adriana
Peccin Consultora empresarial, professora e coordenadora do Curso de
Administração Ulbra Torres/RS – CRA 25037
O MARKETING mudou. Sua
empresa já se tocou?
O
advento da internet como ferramenta de marketing subverteu o mercado de
diversas maneiras. A comunicação de massa perdeu espaço para o diálogo
personalizado com o consumidor e as verbas migram, cada vez mais, para mídias
online, onde o sucesso das campanhas depende de estratégias diferentes do
tradicional.
É
necessário se adequar ao meio e ao comportamento do consumidor online. Este
cenário é particularmente favorável às pequenas empresas, pois no ambiente
digital, muitas vezes, a criatividade e a inovação são mais eficientes que ter
grandes somas de dinheiro disponíveis para investir.
Na
mídia tradicional, praticamente só as grandes marcas
conseguem a atenção do público, por meio da massificação de campanhas em mídias
eletrônicas (rádio, TV) ou impressas (jornais, revistas, panfletos). É claro
que grandes verbas destinadas ao marketing, seja ele on ou offline, resultam em
maiores resultados se comparadas a campanhas de baixo investimento financeiro.
Maior índice de retorno efetivo
O marketing digital dá às pequenas empresas a
possibilidade de reduzir essa diferença de resultado e, em alguns casos, até de
alcançar resultados tão expressivos quanto aqueles obtidos por meio de altos
investimentos. Isso, por si só, é motivo suficiente para as pequenas empresas
considerarem fortemente ter o digital como ponto central e prioridade dos seus
investimentos em marketing.
Em outras palavras, isso significa dizer que cada real
mal investido tem muito mais peso para as pequenas empresas em comparação com
as suas grandes concorrentes. Ou seja, você deve procurar ser sempre muito
assertivo nos seus investimentos, pois só assim você poderá alcançar igualdade
de condições de competitividade no mercado.
Mensuração do ROI
O
marketing digital atende plenamente a este propósito, pois oferece todas as
condições para que você mensure o ROI (sigla do inglês Return on Investment, ou
retorno sobre o investimento) de cada centavo das suas campanhas. Aqueles que
acompanham estes números de perto e estão atentos à performance de suas ações
online têm a possibilidade de cortar ou aumentar, com toda agilidade e em
muitos casos até instantaneamente, os investimentos em uma determinada mídia,
de acordo com a sua performance em termos de resultados.
De
acordo com o “Digital Marketing Spend Report”, divulgado em 2014 pela Gartner,
40% das marcas afirmaram ter alcançado uma considerável economia nos seus
investimentos usando o marketing digital como ferramenta de promoção dos seus
produtos ou serviços. Na mesma pesquisa, 28% dos entrevistados afirmaram já
estar transferindo recursos do marketing offline para o digital. Os números
para 2016 prometem ser ainda maiores.
A chave para o sucesso no marketing digital é construir um
fluxo lógico de tráfego qualificado, pois desta forma é muito mais fácil
converter este tráfego em vendas ou leads. Quanto mais você puder qualificar
suas visitas e criar este fluxo, mais verá seu ROI aumentar e seu negócio ter
sucesso a partir de ações online.
Alto nível de segmentação
Umas
das principais razões que destacam e diferenciam o marketing online dos
formatos tradicionais offline é a possibilidade de atingir públicos altamente
segmentados em tempo real. Este artifício se reflete, diretamente, sobre o
aumento de eficiência que já mencionamos como recurso para que as pequenas
empresas possam usar, efetivamente, o marketing digital como forma de se
diferenciar da concorrência.
Ao
contrário das mídias tradicionais, em que uma única mensagem é propagada para
todos os públicos, no digital você tem a possibilidade de falar com audiências
cada vez mais segmentadas e até mesmo individualizadas.
As necessidades do
consumidor mobile
Não
existem dúvidas de que o mobile é a grande tendência da web! Os acessos à rede
por dispositivos móveis são cada vez mais numerosos. Isto significa que os
gestores de marketing devem estar muito atentos a esta nova realidade e o
mercado de marketing digital vem se preparando para esta situação já há alguns
anos. Desta forma, investindo no digital você, muito provavelmente, estará
alinhado à vanguarda da mobilidade, antecipando as necessidades dos seus
clientes.
Reputação de marca online
Uma
importante vantagem do marketing digital é a possibilidade de gerenciar e de
otimizar a reputação das marcas online. O comportamento do consumidor mudou
muito depois do advento da internet e, hoje em dia, as pessoas dialogam
livremente sobre produtos, serviços e as próprias empresas nas redes sociais.
O
alcance dos comentários, negativos ou positivos, que antigamente se restringia
ao círculo familiar e de amigos próximos, agora se expandiu para toda a rede de
relacionamento dos consumidores no Facebook e no Twitter e potencialmente por
toda a web, em casos específicos que se tornam populares e “viralizam” na rede.
Investir no digital é a melhor forma de ter consciência de tudo o que é dito
sobre a sua marca online, posicionar-se quando necessário e contornar eventuais
crises. Mas principalmente, criar relacionamento com o seu público, onde num
cenário ideal você começará a criar “embaixadores” da sua marca online, que
contribuem positivamente para a sua imagem no mercado, sem gerar custos para
você.
Qual
é a situação do seu negócio em relação a estes aspectos? Já compreende a
maioria destes tópicos e orienta suas ações para tirar proveito deles? Ainda
está pouco familiarizado com estes conceitos? Busque conhecê-los o quanto antes,
caso você queira se manter no mercado.
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