terça-feira, 29 de novembro de 2016

Liderança Empreendedora


Por Adriéli Rodenbusch acadêmica do curso de Administração da Ulbra Torres  e Paulo Roberto de Lima Bogado  Professor do Curso de Administração Ulbra Torres/RS

 

Liderança Empreendedora

 

É indiscutível a influência dos líderes, mas poucas pessoas colocadas como coordenadores estão preparados para desempenhar uma liderança empreendedora e transformadora, capaz de mobilizar os liderados para as mudanças necessárias na empresa e com foco em resultados.

O empreendedor é aquele que tem a capacidade de criar algo novo, usando de muita coragem consegue colocar em pratica sua criação, não se deixa abater por fracassos ou enganos, empreender torna-se seu objetivo de vida.

A liderança é uma competência-chave no sucesso das empresas, principalmente quando você concorre num mercado onde o cliente só percebem diferença de preço.

Mas se acredita que ser um bom chefe, elogiar, conseguir bons resultados e passar a mão na cabeça é ser um bom líder. Está enganado, liderar é fazer com que todos acreditem que as ações impactam diretamente no desenvolvimento da empresa e quanto isso possui importância para seu desenvolvimento pessoal. É conscientizar, motivar sem ser autoritário.

O líder possui uma posição de muita responsabilidade, sua habilidade de solucionar problemas e influenciar pessoas fazem a diferença para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Desde o início o empreendedor precisa saber quais são seus pontos fortes que servirão para alavancar seu projeto, e deve estar preparado, subentendido como a formação adequada, que pode ser nata ou treinada. Atuando como um agente de mudanças, levando seus colaboradores à ação, trabalhando pelo desenvolvimento do processo todo, trazendo um ambiente de satisfação das necessidades pessoais de cada um, por meio de muita comunicação.

Comunicação é processo dinâmico e contínuo de transmitir mensagens com o objetivo de afetar e modificar o comportamento dos outros. É a troca de ideias, visando integrar uma equipe na execução de atividades, a fim de atingir os objetivos propostos.

Já empreendedor erra bastante em relação ao líder, ele é ousado, mesmo percebendo os riscos vai enfrente mais rapidamente e quando erra, age o mais rápido possível para tentar solucionar a situação, e vem daí sua qualidade de solucionar problemas rápidos.

O exercício da liderança é complexo para a maioria das pessoas. Não se nasce sabendo e as escolas regulares pouco ou nada ensinam sobre a arte da liderança. Aí reside a importância do diagnóstico e da criação de uma matriz de treinamento focado nas necessidades específicas de cada colaborador colocado na posição de liderança, aliado à visão do planejamento estratégico da organização

A liderança e o empreendedorismo andam juntos, pois com a liderança certa em uma empresa, todos os processos tem mais qualidade, os funcionários se sentem mais valorizados, fazendo com que alcance mais rápido um bom posicionamento de mercado e consequentemente bons resultados.

O desafio das lideranças é identificar, despertar, formar e conduzir os empreendedores que existem nas empresas. Portanto, ser líder não é suficiente para enfrentar este desafio, porque o empreendedor é uma figura difícil de se lidar.

Para isso é preciso ser um líder empreendedor, reunir as características de liderança e as características de empreendedor, pois uma coisa é certa: Empreendedores só podem ser liderados por empreendedores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário