Por Tairine Silvano
Rodrigues, acadêmica do curso de Administração e
Adriana Peccin,
Coordenadora e Professora do Curso de Administração- ULBRA/Torres.
A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE MARKETING PARA AS EMPRESAS
Vivemos
num mundo globalizado, com mudanças constantes e variações de mercado que
ocorrem, em alguns momentos, de forma imprevisível. As empresas buscam sempre
estar preparadas para esta imprevisibilidade, lidando, de alguma forma, com o
que o mercado vai apresentando as mesmas e usando soluções que encontram no
momento.
Pequenas
e médias empresas não sobrevivem por muito tempo no mercado em que atuam, isto porque, atualmente as mesmas não têm total
conhecimento dos fatores internos e externos ao quais estão inseridas, sendo
negligente, muitas vezes, com seus funcionários e clientes.
As
empresas têm percebido que saber planejar é essencial para se ter sucesso.
Muito mais que um instrumento teórico, o plano de marketing é uma ferramenta
imprescindível para que o empresário possa focar seus esforços nas
oportunidades que o mercado lhe apresenta, aplicando de maneira eficaz e
eficiente seus recursos.
A
elaboração de um plano de marketing pressupõe a integração de pessoas e
recursos da empresa em torno de processos de análise e identificação de
mercados-alvo, criação, comunicação e entrega de um produto ou serviço de valor
para o consumidor final. O resultado deve propiciar a satisfação do cliente, e
para a empresa, crescimento de mercado e retorno financeiro para o empresário e
seus colaboradores.
As quatro
etapas principais de um plano de marketing: Análise do ambiente de negócios - A
empresa deve estudar seu mercado de atuação e/ou similares (histórico, tamanho,
potencial de demanda, etc.), buscando identificar uma ‘oportunidade de
marketing’ que pode ser trabalhada pelo plano. Marketing estratégico - Nessa etapa, a
análise detalhada dos ‘atores-chave’ que fazem parte do setor de negócios
escolhido pela empresa – consumidores, concorrentes, fornecedores -, e em que a
oportunidade de marketing deverá ser desenvolvida. Nesse momento a empresa
define o modo como ela quer ser percebida e lembrada pelo consumidor. Este é o
ponto principal de todo o processo de planejamento de marketing, pois busca
definir os diferenciais que a empresa irá trabalhar nas ações de marketing para
ganhar mercado e superar seus concorrentes. Marketing tático -
Nesse momento são definidas as ações práticas do planejamento, a partir do posicionamento definido anteriormente. São especificadas, em detalhes, as características do produto (ou serviço) a ser ofertado, seu preço, a forma de comunicação e de distribuição do mesmo junto ao mercado-alvo. E por fim, Controle e avaliação – A quarta etapa deve tratar dos mecanismos de controle e avaliação do plano, por meio da definição de métricas e indicadores de desempenho que permitam à empresa medir o alcance dos objetivos e estratégias definidas.
Nesse momento são definidas as ações práticas do planejamento, a partir do posicionamento definido anteriormente. São especificadas, em detalhes, as características do produto (ou serviço) a ser ofertado, seu preço, a forma de comunicação e de distribuição do mesmo junto ao mercado-alvo. E por fim, Controle e avaliação – A quarta etapa deve tratar dos mecanismos de controle e avaliação do plano, por meio da definição de métricas e indicadores de desempenho que permitam à empresa medir o alcance dos objetivos e estratégias definidas.
O Plano de Marketing é o processo que leva à compreensão da posição de
uma empresa no mercado e uma série de decisões e ações de marketing para
atingir os objetivos definidos em determinado período de tempo. A ênfase está
no procedimento que inclui tarefas como a realização de análises, a criação e a
implementação de estratégias factíveis, o controle de todo o processo de
marketing e o estabelecimento de um período de tempo para a equipe envolvida. O
mesmo é o registro das atividades das ações de marketing; devendo ser
abrangente, flexível e lógico.
A elaboração de um plano de marketing permitirá à
empresa ser eficaz (ter foco e objetivos definidos) e eficiente (ter
estratégias e ações práticas) no mercado escolhido para atuar. Também é a base
para a construção de uma vantagem competitiva sustentável.
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