segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE MARKETING PARA AS EMPRESAS



Por Tairine Silvano Rodrigues, acadêmica do curso de Administração e
Adriana Peccin, Coordenadora e Professora do Curso de Administração- ULBRA/Torres.

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE MARKETING PARA AS EMPRESAS

            Vivemos num mundo globalizado, com mudanças constantes e variações de mercado que ocorrem, em alguns momentos, de forma imprevisível. As empresas buscam sempre estar preparadas para esta imprevisibilidade, lidando, de alguma forma, com o que o mercado vai apresentando as mesmas e usando soluções que encontram no momento.
            Pequenas e médias empresas não sobrevivem por muito tempo no mercado em que atuam, isto porque, atualmente as mesmas não têm total conhecimento dos fatores internos e externos ao quais estão inseridas, sendo negligente, muitas vezes, com seus funcionários e clientes.
            As empresas têm percebido que saber planejar é essencial para se ter sucesso. Muito mais que um instrumento teórico, o plano de marketing é uma ferramenta imprescindível para que o empresário possa focar seus esforços nas oportunidades que o mercado lhe apresenta, aplicando de maneira eficaz e eficiente seus recursos.
            A elaboração de um plano de marketing pressupõe a integração de pessoas e recursos da empresa em torno de processos de análise e identificação de mercados-alvo, criação, comunicação e entrega de um produto ou serviço de valor para o consumidor final. O resultado deve propiciar a satisfação do cliente, e para a empresa, crescimento de mercado e retorno financeiro para o empresário e seus colaboradores.
            As quatro etapas principais de um plano de marketing: Análise do ambiente de negócios - A empresa deve estudar seu mercado de atuação e/ou similares (histórico, tamanho, potencial de demanda, etc.), buscando identificar uma ‘oportunidade de marketing’ que pode ser trabalhada pelo plano. Marketing estratégico - Nessa etapa, a análise detalhada dos ‘atores-chave’ que fazem parte do setor de negócios escolhido pela empresa – consumidores, concorrentes, fornecedores -, e em que a oportunidade de marketing deverá ser desenvolvida. Nesse momento a empresa define o modo como ela quer ser percebida e lembrada pelo consumidor. Este é o ponto principal de todo o processo de planejamento de marketing, pois busca definir os diferenciais que a empresa irá trabalhar nas ações de marketing para ganhar mercado e superar seus concorrentes. Marketing tático -
Nesse momento são definidas as ações práticas do planejamento, a partir do posicionamento definido anteriormente. São especificadas, em detalhes, as características do produto (ou serviço) a ser ofertado, seu preço, a forma de comunicação e de distribuição do mesmo junto ao mercado-alvo. E por fim, Controle e avaliação – A quarta etapa deve tratar dos mecanismos de controle e avaliação do plano, por meio da definição de métricas e indicadores de desempenho que permitam à empresa medir o alcance dos objetivos e estratégias definidas.
O Plano de Marketing é o processo que leva à compreensão da posição de uma empresa no mercado e uma série de decisões e ações de marketing para atingir os objetivos definidos em determinado período de tempo. A ênfase está no procedimento que inclui tarefas como a realização de análises, a criação e a implementação de estratégias factíveis, o controle de todo o processo de marketing e o estabelecimento de um período de tempo para a equipe envolvida. O mesmo é o registro das atividades das ações de marketing; devendo ser abrangente, flexível e lógico.
A elaboração de um plano de marketing permitirá à empresa ser eficaz (ter foco e objetivos definidos) e eficiente (ter estratégias e ações práticas) no mercado escolhido para atuar. Também é a base para a construção de uma vantagem competitiva sustentável.

           
           

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