sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Marketing de moda


Marketing de moda

Por Adriana Peccin Consultora empresarial, professora e coordenadora do Curso de Administração e do curso de Moda  da Ulbra Torres/RS. 

Sempre me interessei pelo marketing e pela comunicação de todo tipo de empresa, não importando a área de atuação. Afinal, o que me fascina é exatamente exercitar as diferentes formas de aplicar o marketing de acordo com as especificidades de cada segmento. Um pouco de cada setor me fascina e acredito que quanto mais conheço de cada um, melhor me preparo para futuros desafios. 

Mesmo assim, tenho, obviamente, minhas preferências. Uma delas é a moda. A moda não é só passarela ou vitrine. Um mercado de moda deve ter características locais. Porque a moda não é apenas o que se coloca na vitrine, ou o que vestimos ou copiamos das revistas. Tem a ver com gente, com a vida que elas têm, os lugares em que elas vão, as coisas que elas fazem, a moda é, sobretudo, um negócio, que acompanha a tendência da economia, dos estilos de vida das pessoas, seus comportamentos e principalmente seus desejos.

 Logo,  moda  e indumentária são meios de comunicação , é entender como as pessoas se comunicam. A moda e a comunicação, desenvolvem um papel importante na construção de uma imagem tanto para fins de comunicação, expressão individual, importância sócio-econômica ou status, como para definição do papel social.

 A função unificadora da moda e da indumentária pode servir para comunicar a afiliação de um grupo social, tanto para aqueles que são seus membros como para aqueles que não o são.

Além disso, a aquisição e o uso de roupas novas é uma forma, cada vez mais bem documentada, pela qual algumas pessoas tentam alterar o seu humor. Um número crescente de pessoas se tornou “viciada” nos sentimentos que experimentam ao usar uma coisa nova - há inclusive prazer por apresentar uma aparência diferente ao mundo.

Ambas podem  ser usadas para indicar ou definir os papéis sociais que as pessoas têm. Elas podem ser tomadas como sinais de que uma certa pessoa exerce um determinado papel e por essa razão espera-se dela que se comporte de uma maneira específica. Os diversos trajes e os diferentes tipos de roupa usados por pessoas diferentes permitem que se efetue mais suavemente uma interação social que de outra forma não teria lugar.

Assim, considerando-se que, ao se trabalhar com o posicionamento de uma marca de roupas, lidamos com a comunicação de ideias e significados, da imagem e da identidade da marca, certamente há momentos em que o trabalho de marketing sobre a marca se confunde com as decisões de significado e comunicação da moda produzida pela empresa.

 Aí surge a importância de estudar o comportamento do consumidor de produto de moda, pois ele é a base para a formulação de estratégias ativas de marketing.

 Como a moda é mais intangível do que tangível, as pessoas se deixam levar mais pela emoção do que pela razão na hora da compra. O grau de envolvimento do consumidor com os produtos de moda é, portanto, mais emocional.  

 Todas essas vivências abrem a mente e permitem descobrir que há várias formas de ver o mundo e fazer as coisas acontecerem no mundo dos negócios.




 

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