quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Compra Virtual x Compra Física


Por Jhenyffer Machado e Tiago Roberto Oliveira, acadêmicos do Curso de Administração e Adriana Peccin Consultora empresarial, professora e coordenadora do Curso de Administração Ulbra Torres/RS

 

Compra Virtual x Compra Física

 

Devido à expansão de produtos ofertados no meio virtual, as empresas físicas têm pela frente um grande desafio de atrair seu consumidor para dentro de seu comércio.

Ainda que as compras pela internet tenham crescido bastante, ainda há uma fatia grande de mercado a ser explorado, pois pesquisas mostram que 74% dos consumidores nunca usaram a internet para consumir.

As vantagens das compras virtuais dão-se pela comodidade de poder comprar sem sair de casa, o acesso fácil e remoto a qualquer produto, loja e serviço em curto espaço de tempo e praticidade além de que muitos consumidores perceberam que o mesmo produto encontrado em lojas físicas pode ser comprado pela internet por um preço menor e parcelas maiores com juros menores que em lojas físicas. O fato de o consumidor poder comprar a qualquer hora e as lojas físicas limitarem o horário de atendimento também atrai o consumidor para a compra online, muitas lojas e-commerce fazem promoções em horários diferenciados. Mesmo com todas essas vantagens esse tipo de compra atrai poucos consumidores, pois a preferência nacional ainda é a compra física.

O consumidor hoje é envolvido por muitos fatores no momento de compra.  As empresas utilizam de várias estratégias para atrair o consumidor, explorando os inúmeros sentidos: visual, auditivo, olfato, paladar e tato.

O e-commerce (compra virtual) limita-se na totalidade dos cinco sentidos, pois utiliza apenas dois: visual e no máximo auditivo. As empresas que oferecem produtos pela internet devem usar da criatividade, cores e músicas e promoções na oferta de seus produtos para influenciar seu consumidor, diferente das lojas físicas, que conseguem utilizar os cincos sentidos. Sendo o mais atrativo para o consumidor o TATO e a possibilidade de obter a compra de imediato.

Fazer com que o consumidor experimente, toque, olhe, sinta o produto é uma enorme vantagem, pois esta experiência faz com que o consumidor possa avaliar o produto antes da compra.

A diferença tangível da preferência da compra física justificasse pelo poder da utilização dos cinco sentidos. Ainda não há nada mais satisfatório para o consumidor que o envolvimento.

Cada vez mais é necessária a atuação do marketing em torno do comportamento do consumidor. Além de entender sua necessidade e os motivos aos quais o fazem efetuar uma compra, agora é preciso instigar o cliente a sair de casa para comprar.

Proporcionar experiências ainda é algo que a internet pouco consegue fazer, embora as redes sociais estejam tirando o convívio face a face das pessoas ainda temos a necessidade de olhar, tocar, sentir de perto, pegar para si, estar presente. O valor que se dá as coisas sentidas e tocadas ainda é maior do que as vantagens que a internet nos traz.

Pode-se concluir que a uma grande discrepância entre as compras virtuais e físicas, pois se relacionarmos com a questão VALOR E PREÇO, compras efetivadas em lojas físicas, os clientes obtêm um valor diferencial, ou seja, quando mencionamos a palavra VALOR, não é necessariamente no quesito monetário, e sim no valor relacionado ao todo da compra, deste a entrada na loja até a saída final com o produto em mãos, uma vez que, podemos concluir que, VALOR é o que se leva, e PREÇO é o que se paga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário